segunda-feira, 3 de abril de 2017

Inovação! Jato de tinta híbrido que estampa qualquer tecido

A japonesa Mimaki atualizou sua linha de impressoras Tx300P-1800 e Tx300P-1800B, que agora podem carregar simultaneamente dois tipos diferentes de tintas para tecidos: tinta de pigmento têxtil e tinta corante de sublimação para estampar de forma prática algodão, linho, cânhamo, viscose e poliéster.
 
Mimaki disse que com essa atualização, uma única impressora terá a capacidade de imprimir diretamente em uma variedade de tecidos, sem a precisão de mudar sistemas de tinta, o que pode melhorar a produtividade e aumentar a flexibilidade para os usuários.


A empresa oferece cinco tipos de tinta diferentes para impressão têxtil: tinta de sublimação, tinta corante de dispersão, tinta de pigmentado têxtil, tinta corante reativa e tinta corante ácida. Durante o processo de operação da impressora, uma tinta deve ser selecionada. Mas agora, a Mimaki diz que os produtores têxteis serão capazes de usar dois dos tipos de tinta mais populares em uma única impressora.
 
"Nos mercados de tecido e vestuário, entregas rápidas e curtas junto com a produção personalizada se tornam cada vez mais importantes", disse Ronald Van Den Broek, gerente geral de vendas da Mimaki Europa. "Este sistema foi projetado especificamente para atender a essa necessidade para estamparia digital têxtil de curto prazo e melhor custo-benefício para produtos ou amostras".
 
“Isso significa que os produtores poderão alternar os tipos de tecido rápida e facilmente, selecionando o sistema de tinta apropriada para cada tecido. E essas tintas não requerem o uso de água ou de vapor no processo de pós-tratamento, tornando-os ambientalmente sustentáveis", acrescentou.
 
Um tipo de tinta por impressora é a solução padrão ao imprimir sobre um tecido. Para diferentes tipos de tecidos, são necessárias várias impressoras. Com a solução híbrida, agora é possível imprimir em algodão, cânhamo e outras fibras naturais com tinta de pigmento têxtil (TP400) e em poliéster com tinta corante de sublimação (Sb420) usando apenas uma impressora.
 
Uma vez que nenhum tipo de tinta vá necessitar de vapor ou lavagem no processo de pós-tratamento, não há necessidade de um grande espaço, de uma enorme quantidade de água, ou de especialização no manuseio do tecido impresso.
 
"Estamos muito animados com esta descoberta", acrescentou Van Den Broek. "Nós entendemos a necessidade de uma impressora acessível, com um formato compacto para esses usuários, e rapidamente arranjamos uma forma de atender a essa necessidade com uma abordagem muito original".

Fonte: Copyright © 2017 Stylo Urbano. Todos os direitos reservados.