Pensar em Tod’s é remeter aos tradicionais mocassins do famoso Gommino, aquele com 133 bolinhas inseridas manualmente na sola, criado nos anos 70 pela marca.
![](http://www.tods.com/content/dam/tods/article-v0/presents/tods-my-colors-special-project/slideshow/02-tods-my-colors.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.resized.desktop)
Quando Alessandra Facchinetti assumiu a direção criativa da grife em 2013, coincidentemente o mesmo ano em que a Tod’s abriu sua primeira loja no Brasil, essa imagem mudou. A marca registrada da Tod’s continuam sendo os acessórios, mas a estilista, ex-Valentino e ex-Gucci, modernizou sapatos e bolsas, dando uma injeção de contemporaneidade cool totalmente desejável à grife, mudança catapultada nos desfiles da grife, que ganharam o apelido de “Céline de Milão”, dado por Suzy Menkes, tamanha é a expectativa que a designer conseguiu gerar com suas coleções que traduzem conceito de moda de maneira feminina e usável, como Phoebe Philo faz com seus shows em Paris.
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Quando Alessandra Facchinetti assumiu a direção criativa da grife em 2013, coincidentemente o mesmo ano em que a Tod’s abriu sua primeira loja no Brasil, essa imagem mudou. A marca registrada da Tod’s continuam sendo os acessórios, mas a estilista, ex-Valentino e ex-Gucci, modernizou sapatos e bolsas, dando uma injeção de contemporaneidade cool totalmente desejável à grife, mudança catapultada nos desfiles da grife, que ganharam o apelido de “Céline de Milão”, dado por Suzy Menkes, tamanha é a expectativa que a designer conseguiu gerar com suas coleções que traduzem conceito de moda de maneira feminina e usável, como Phoebe Philo faz com seus shows em Paris.
![Detalhe da coleção para o Verão 2016 da Tod's ©Divulgação](http://ffw.com.br/app/uploads/noticias/2016/04/tods-sapatob-1200-1200x640.jpg)
DETALHE DA COLEÇÃO PARA O VERÃO 2016 DA TOD'S ©DIVULGAÇÃO
Assim, a Tod’s aposta na modernização da imagem de seus acessórios com uma estilista que deu vida a um novo segmento para a grife, o das roupas, por enquanto vendidas no e-commerce próprio, no Net-a-Porter e em 25 lojas físicas da Tod’s pelo mundo e com planos de chegar ao Brasil (talvez já a partir do ano que vem, ainda sem confirmação). Junto a isso, a outra estratégia é a da aproximação com a arte.Com o DNA calcado no processo artesanal, a Tod’s se orgulha em ressaltar que todos os seus sapatos e bolsas são feitos artesanalmente (são usadas máquinas em alguns processos, mas sempre executados por um artesão, nada é automatizado). O couro é comprado em outros países mas os produtos são 100% confeccionados na Itália. Num momento da moda em que a velocidade de produção é enorme, a oferta idem, e as pessoas começam a voltar a valorizar movimentos como o “slow fashion”e o conceito do artesanal e do exclusivo, a grife investe ainda mais nas suas raízes. “Como temos nossas próprias fábricas – na região de Marche, no centro da Itália – podemos desenvolver nosso negócio de maneira mais lenta, porém de forma que os clientes queiram nos seguir”, conta Claudio Castiglione, gerente geral mundial da Tod's, em entrevista ao Fashion ForWard.
![Performance de Vanessa Beecroft com Karlie Kloss durante o desfile da Tod's para o Inverno 2017, em setembro passado ©Agência Fotosite](http://ffw.com.br/app/uploads/noticias/2016/04/tods-vanessabeecroft-i17.jpg)
PERFORMANCE DE VANESSA BEECROFT COM KARLIE KLOSS DURANTE O DESFILE DA TOD’S PARA O INVERNO 2017, EM SETEMBRO PASSADO ©AGÊNCIA FOTOSITE
Filho do fundador da Tod’s, que começou a marca nos anos 1920, Diego Della Valle é hoje o CEO da grife e do grupo, que inclui as empresas Hogan e Fay. Um dos bilionários listado na Forbes e uma das trinta maiores fortunas da Itália, Della Valle anunciou o seu maior investimento no mundo das artes em 2011, ao patrocinar a restauração do Coliseu, doando 25 milhões de euros para o projeto, com abertura para visita do monumento este ano, nos próximos meses. Em 2010, fez colaboração com o centenário La Scala de Milão e patrocinou um balé com o corpo de baile do teatro, que contava a trajetória do processo artesanal da confecção de um sapato. O mais recente desfile da grife, para o Inverno 2017, contou com performance da artista Vanessa Beecroft. “Queremos mostrar o processo artesanal de uma maneira artística, por isso a partir de agora a ideia é sempre fazer parcerias com artistas nos desfiles, além de outras ações com arte”, conta Castiglione, que aponta o fotógrafo, ilustrador e diretor de arte Jean-Paul Goude, famoso por campanhas como a do perfume Candy, da Prada, e mais ainda por sua parceria com Grace Jones, como a provável próxima colaboração de passarela da grife.
Sobre a adequação aos novos tempos virtuais da moda, Castiglione salienta a importância das mídias sociais mas aposta apenas no Instagram e no Facebook para a Tod’s, e prefere usar o site da marca para promover muitas de suas ações. O “see now, buy now” (a coleção à venda imediatamente depois do desfile) também não está nos planos da empresa. “Fizemos uma ação isolada no último desfile: produzimos dez bolsas da coleção de passarela e vendemos logo após o show no site. Mas foi mais um jogo, uma brincadeira, do que uma nova diretriz.”
Divulgação: FFW
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