terça-feira, 17 de maio de 2016

Calvin Klein causa polêmica em sua nova campanha "erótica"

Consumidores acusam a marca norte-americana de sexualizar jovens mulheres e apelam ao boicote na Internet. Fotógrafo e protagonista defendem-se
A nova campanha de Primavera da linha de roupa interior da Calvin Klein chama-se Erotica e foi fotografada por Harley Weir. Apesar das campanhas arrojadas e sexuais serem uma das imagens de marca da Calvin Klein, os consumidores acusam a marca de ter ido longe demais e apelar ao assédio sexual.
A atriz dinamarquesa Klara Kristin, protagonista de uma das imagens com ângulo sugestivo, defendeu a fotografia.



Na imagem, Weir fotografa as roupas íntimas de Kristin, de 22 anos. “Adoro esta foto. Toda esta discussão me faz pensar quão alienadas e assustadas algumas pessoas estão com o corpo humano feminino. Sejam vocês próprios e amem sua sexualidade”, escreveu Klara Kristin nas suas redes sociais. Já a fotógrafa londrina Harley Weir – conhecida na indústria pela sua estética jovem e arriscada, sublinha a Complex – disse à agência Associated Press que está “feliz” com a resposta que as imagens criaram. 
Entre as críticas à natureza sexual da campanha  que conta também com Kendall Jenner, Abbey Lee Kershaw e Saskia de Brauw e selfies de bumbuns –, propõe-se também um boicote à compra de peças da marca, com a hashtag #NotBuyingIt e um pedido ao National Center on Sexual Exploitation para que a campanha publicitária seja retirada da Internet.
Tirar fotografias por debaixo das saias sem o consentimento de uma mulher é “uma tendência de assédio sexual em crescimento”, acusa Dawn Hawkins, deste organismo britânico, num comunicado citado pelo jornal Telegraph.
“Ao normalizar e glamourizar este assédio sexual, a Calvin Klein está a passar a mensagem de que as experiências das vítimas  na vida real não importam; e que é normal um homem tratar a mulher que está ao seu lado no metro como um objeto pornográfico disponível sempre que quiser”, acrescentou Hawkins.
No entanto, a fotografia em causa tem mais de 47 mil ‘likes’ no Instagram.

Divulgação Life&Style Portugal