quarta-feira, 23 de março de 2016

Os fashion films que marcaram 2015

O flerte da moda com o cinema foi muito além dos figurinos assinados para filmes e dos atores em campanhas de marcas e ganhou contornos cinematográficos do lado fashion. Roteiros sofisticados, fotografia impecável, produções complexas e personagens bem construídos fizeram dos fashion films ferramentas importantes para transmitir de maneira muito cool, com pegada artística, o espírito da marca. O Fashion Forward fez uma seleção dos melhores  fashion films que foram lançados e 2015. Sejam apresentações de novas coleções, campanhas publicitárias ou curta-metragens, a ideia é rever as produções mais interessantes e criativas.

Confira abaixo os destaques do ano.

1. Gucci Cruise Collection, por Glen Luchford - O estilo vintage da Gucci, sob direção de Alessandro Michele, ambientou o fashion film numa festa, onde os modelos se divertem e dançam em slow motion, para a campanha da coleção Cruise da grife e a segunda feminina de Michele (a primeira foi o prêt-à-porter do Inverno 2015, antes houve o desfile de moda masculina, em janeiro). Lançado em setembro deste ano, o filme foi dirigido por Glen Luchford e captura a nova essência da marca.


2. Tom Ford Womenswear SS16, por Nick Knight - A coleção de Verão 2016 da Tom Ford ganhou um vídeo badaladíssimo e uma versão da música da banda Chic, de “I Want Your Love”, por Lady Gaga – que também cai na festa. O fashion film foi dirigido por Nick Knight e foi lançado durante a semana de moda de Paris, em outubro – Ford optou por fazer um vídeo da coleção ao invés de apresentá-la.


3. “Once and Forever”, por Karl Lagerfeld - A Chanel aproveitou o seu desfile “Métiers d’Art” deste ano, que aconteceu no começo de dezembro, para lançar mais um fashion film. Desta vez, Karl Lagerfeld dirigiu o curta e convocou Kristen Stewart para protagozinar a fundadora da grife ainda jovem. “Once And Forever” retrata o behind the scenes da produção de um filme biográfico sobre Coco.


4. “All women are daughters, all men are sons”, por Guy Stephens - Lanvin juntou pais e filhos na campanha de Verão 2015. “All women are daughters, all men are sons” retrata diferentes possibilidades de famílias, com um toque dramático. O vídeo saiu no começo do ano, em fevereiro, e foi dirigido por Guy Stephens.


5. “Make That Move”, por Mario Testino - A top Gisele Bundchen se jogou numa aula de dança para a campanha da Stuart Weitzman. A campanha saiu em agosto, durante a premiação da MTV, o VMA. O comercial foi dirigido por Mario Testino.


6. Givenchy FW 2015, por Mert Alas e Marcus Piggott - A dupla Mert Alas e Marcus Piggott dirigiu o vídeo da campanha de Inverno 2015 da Givenchy. Lançado em junho, o filme mostra os modelos andando de bicicleta, jogando bolas de basquete e pulando corda numa casa, numa pegada bem sombria.


7. “Hotel Swerve”, por Gordon Von Steiner  - A modelo brasileira Adriana Lima dançou pelos corredores de um hotel no vídeo “Hotel Swerve”, para a revista Vogue América. A direção é de Gordon Von Steiner e o filme saiu em novembro.


8. Moschino FW 2015, por Inez & Vinooodh - Enquanto Kate Perry posa para a campanha de Inverno 2015 da Moschino, o diretor criativo da marca, Jeremy Scott, aproveitou para tirar um sarro e dançar em volta da cantora. O vídeo, que foi dirigido por Inez & Vinoodh, saiu em setembro.


9. “Une Incroyable Excuse”, por Gordon Von Steiner - O e-commerce Mytheresa.com e a Balenciaga fizeram juntos, em outubro, o divertido fashion film “Une Incroyable Excuse” que ironiza o glamour e o exagero de três garotas francesas que almoçam juntas. As peças que as atrizes vestem durante o filme pertencem à penúltima de Alexander Wang para a grife. A direção é de Gordon Von Steiner.


10. Delpozo SS16, por Pablo Maestres - O colorido vídeo da coleção de Verão 2016 da Delpozo mistura uma paisagem incrível e a história de uma garota que é guiada por uma bola até um labirinto. Lançado em setembro, a direção do filme é de Pablo Maestres.


11. “Subjective Reality”, por Gordon Von Steiner e “Les 3 Buttons”, Agnès Varda - Em julho, a Miu Miu reuniu as atrizes Mia Goth, Stacy Martin e Hailey Gates para protagonizar a campanha o short film da grife, intitulada “Subjective Reality”.  A direção é de Gordon Von Steiner. Vale destacar o curta que a importante diretora francesa Agnès Varda fez em parceria com a marca, o “Les 3 Buttons”.


12. “Rolling with Emilio Pucci”, por Edward Housden  - A Emilio Pucci convida para um passeio de skate, com o fashion film “Rolling with Emilio Pucci” que marcou o lançamento da linha de skates com estampas da marca. O vídeo saiu em outubro e a direção é de Edward Housden.


13. “The Postman Dreams”, por Autumn de Wilde - A série de cinco vídeos escritos e dirigidos por Autumn de Wilde para a Prada, a “The Postman Dreams”, retrata um carteiro que vive seus extraordinários sonhos, com acontecimentos inusitados e situações bem humoradas. Os vídeos saíram em abril e têm como personagem principal a Galleria bag, modelo de bolsa da grife italiana.
(FFW - com colaboração de Isabella de Almeida Prado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário